Miauê
Para ter acesso à todos os recursos do fórum inscreva-se, é rápido e grátis
Conectar-se

Esqueci minha senha

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Minha gata pode estar com problemas neurologicos? Me ajudem, por favor.
Sex Jan 10, 2014 6:44 pm por Priscilla Grillo

» doença grave de pele
Ter Abr 17, 2012 8:03 pm por PatGatitos

» doenca de gato
Sex Nov 18, 2011 12:10 pm por Rosana Gaby

» Usar produtos de limpeza exige cuidado quando se tem pets em casa
Ter Jun 14, 2011 11:20 am por Rosana Gaby

» Nada como o abraço da mamãe...
Seg Jun 06, 2011 9:29 am por Rosana Gaby

» Bobtail Japonês
Seg Jun 06, 2011 8:16 am por Rosana Gaby

» Siamês Tudo sobre a raça
Qua Jun 01, 2011 1:49 pm por Rosana Gaby

» GATOS NO FRIO
Seg Maio 30, 2011 12:01 pm por Rosana Gaby

» Quem é que manda...
Seg Maio 30, 2011 8:52 am por Rosana Gaby

Galeria


Estatísticas
Temos 41 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de angela martins

Os nossos membros postaram um total de 109 mensagens em 100 assuntos
Dezembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Palavras chave


A verdade sobre a toxoplasmose: A culpa não é do gato!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A verdade sobre a toxoplasmose: A culpa não é do gato!

Mensagem  Rosana Gaby em Seg Abr 25, 2011 11:47 am



Muita gente tem preconceito com os gatos, sobretudo com uma doença chamada toxoplasmose, inclusive canais de televisão tem mostrado uma visão completamente errada a respeito da doença, aqui está toda a verdade a respeito dela, e, como podem ver os nossos queridos gatos são completamente inocentes em relação à isso:

Os gatos têm o hábito de limpar-se, não deixando restos de fezes pela pelagem, e enterram seus excrementos. A possibilidade de contaminação dos seus proprietários é mínima ou inexistente. Acariciar um gato o tê-lo como animal de companhia não representa perigo. Mordidas ou aranhões do gato também não transmitem toxoplasmose.

Qual o papel dos gatos na transmissão da Toxoplasmose?
Os felinos são os únicos hospedeiros definitivos da toxoplasmose. Somente eles eliminam cistos contaminantes nas fezes, que são resistentes no meio ambiente. Portanto são responsáveis pela transmissão para os outros animais, que podem ingerir os cistos na água, por exemplo . Os felinos, principalmente os gatos, são os reservatórios naturais da doença e espalham o parasita para muitas outras espécies através dos cistos resistentes eliminados nas fezes. São essas espécies que acabam contaminando outros felinos, normalmente quando lhes servem de alimento.

Como os humanos podem pegar Toxoplasmose?
1. ingestão de cistos na carne crua ou mal cozida de animais portadores. É a forma mais comum de contaminação em humanos.
2. ingestão de oocistos (forma resistente do T. gondii) provenientes de fezes de gatos , seja pelo manuseio da caixa de areia, contato com solo ou verduras contaminados pelos oocistos.
3. infecção transplacentária , quando o parasita ataca o feto antes do nascimento, através da placenta, nos casos em que a gestante tem seu primeiro contato com o Toxoplasma. Quando ela já tem anticorpos no início da gestação isso não ocorre, pois não desenvolverá a doença.

Como vou saber se tenho esse problema? (Sintomas e diagnóstico)
A toxoplasmose pode ser facilmente confundida com um resfriado comum ou gripe. Você poderá se sentir cansada, com dores no corpo e apresentar linfonodos inchados. Esses sintomas podem persistir de alguns dias a algumas semanas e a única forma de se obter um diagnóstico definitivo é o exame de sangue.

Qual é o risco de pegar Toxoplasmose?
Quando um ser humano tem seu primeiro contato com agente causador da Toxoplasmose, ele pode desenvolver sintomas semelhantes aos de uma gripe, como dores no corpo, tosse, entre outros. As defesas do organismo costumam ser suficientes para conter o processo, embora pessoas com deficiências imunológicas (portadores de AIDS, por exemplo) possam desenvolver sintomas graves em função dessa infecção. O parasita pode ainda retornar caso a imunidade seja afetada no futuro. Após esta primeira infecção o indivíduo normal ganha imunidade contra a doença. O grande perigo da infecção ocorre quando uma mulher gestante entra em contato com o Toxoplasma pela primeira vez em sua vida e desenvolve a infecção. O feto poderá se infectar e apresentar mal-formações como deficiência visual grave quando nascer, entre outros problemas graves de saúde.

Como posso evitar? (Prevenção)
Tome as seguintes precauções
*cozinhe a carne completamente;
*após ter manuseado carne crua, lave bem as mãos, toda a superfície que entrou em contato com o alimento e todos os utensílios utilizados;
*lave muito bem as frutas e os vegetais antes de ingeri-los
*evite leite cru, não pasteurizado, seja de vaca ou de cabra;
*use luvas ao trabalhar no jardim;
*use luvas ao trocar a caixa de areia;
*troque a areia diariamente..

A contaminação no homem acontece principalmente devido ao consumo de leite em natura (sem pasteurização), fundamentalmente de cabra e de vaca, carne de coelho, carne crua ou mal cozida, de boi e principalmente de suíno, salsichas, lingüiças que não são fiscalizadas (aquelas trazidas do interior, feitas artesanalmente e que tanto apreciamos), água contaminada em lugares onde não há saneamento básico, areias e terras contaminadas com fezes de animais doentes. Um teste positivo para toxoplasmose de um gato ou de uma mulher não quer dizer que esteja doente; somente com a repetição após 2 a 4 semanas e aumento deste titulo significa que estão doentes. Um título só significa que provavelmente estejam imunes.

Como posso tratar? (Tratamentos)
Seu médico poderá prescrever um antibiótico para tratar esta infecção. Em casos muito leves, porém, ele poderá não recomendar nenhum tratamento. Em uma pessoa sadia os sintomas desaparecerão normalmente em poucas semanas.

Mulheres grávidas devem evitar manipular gatos?
A manipulação é segura, porque mesmo que o gato esteja no período de eliminação dos cistos (que dura apenas quinze dias e ocorre apenas uma vez na vida do gato), eles não estarão em sua forma esporulada, ou seja, contaminante. Isso porque é preciso pelo menos 24 horas para que isso aconteça, e os gatos possuem hábitos de higiene muito desenvolvidos, não ficando em contato com suas próprias fezes e limpando-se boa parte do dia.

Como a mulher gestante pode se prevenir?
Não comendo alimentos crus ou mal-cozidos, usando luvas ao fazer jardinagem (lavando as mãos depois) e deixando de limpar a caixa de areia dos seus gatos. Deve-se limpar cuidadosamente o material que irá entrar em contato com carne crua, como a tábua de cortar carne. A caixa de areia dos gatos precisa ser limpa todos os dias. É bom que a gestante possa saber se já tem ou não anticorpos contra a Toxoplasmose, até para poder regular o grau de atenção para as medidas preventivas. Isso se consegue através de um exame de sangue.

É preciso se desfazer dos gatos da casa?
Não, conviver e manusear gatos é seguro, seguindo as recomendações acima. Qual é o papel dos gatos na transmissão da doença? Como eles se contaminam? Os felinos são os únicos hospedeiros definitivos do Toxoplasma. A reprodução sexuada do se dá em seus intestinos. Após a infecção em um gato, por exemplo, ele irá eliminar cistos (formas resistentes do parasita) nas fezes por um período máximo de quinze dias. Acontece que esses cistos ficam no solo por até mais de um ano e podem contaminar alimentos e ser transportados por moscas, baratas e até minhocas. Os gatos se contaminam geralmente ingerindo carne contaminada, seja servida pelos donos ou ingerindo suas presas, como ratos e pássaros.

Perguntas mais freqüentes (FAQs)
P: Como posso evitar que meu gato seja infectado pelo parasita?
R: Não alimente o animal com carne crua ou mal cozida. Os alimentos desidratados ou enlatados não contêm o parasita que causa a doença. Você também pode tentar manter o gato dentro de casa, para evitar que ele venha a ingerir qualquer material infectado.

P: Se estou grávida, devo evitar o contato com gatos?
A: Se você tem um animal sadio em casa, será apenas suficiente que você tome certas precauções como lavar as mãos após o contato com o gato e usar luvas ao limpar a caixa de areia do animal.

Fontes de Pesquisa:
Womens Health – UK Dr. Heinz Roland Jakobi

Portanto é hora de acabar com este preconceito bobo com os felinos, se vc tem um gatinho em casa e cuida bem dele, consequentemente ele nunca passará nenhum tipo de doença.
avatar
Rosana Gaby
Admin

Mensagens : 103
Data de inscrição : 14/04/2011
Idade : 29

Ver perfil do usuário http://miaue.catsboard.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum