Miauê
Para ter acesso à todos os recursos do fórum inscreva-se, é rápido e grátis
Conectar-se

Esqueci minha senha

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Minha gata pode estar com problemas neurologicos? Me ajudem, por favor.
Sex Jan 10, 2014 6:44 pm por Priscilla Grillo

» doença grave de pele
Ter Abr 17, 2012 8:03 pm por PatGatitos

» doenca de gato
Sex Nov 18, 2011 12:10 pm por Rosana Gaby

» Usar produtos de limpeza exige cuidado quando se tem pets em casa
Ter Jun 14, 2011 11:20 am por Rosana Gaby

» Nada como o abraço da mamãe...
Seg Jun 06, 2011 9:29 am por Rosana Gaby

» Bobtail Japonês
Seg Jun 06, 2011 8:16 am por Rosana Gaby

» Siamês Tudo sobre a raça
Qua Jun 01, 2011 1:49 pm por Rosana Gaby

» GATOS NO FRIO
Seg Maio 30, 2011 12:01 pm por Rosana Gaby

» Quem é que manda...
Seg Maio 30, 2011 8:52 am por Rosana Gaby

Galeria


Estatísticas
Temos 41 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de angela martins

Os nossos membros postaram um total de 109 mensagens em 100 assuntos
Dezembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Palavras chave


Dicas práticas para mudar de casa com seu Gato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicas práticas para mudar de casa com seu Gato

Mensagem  Rosana Gaby em Qua Abr 27, 2011 7:34 am

O tema mudança sempre é um transtorno para os gatos. Quem tem gato sabe como eles odeiam qualquer alteração em sua rotina. Em caso de mudança de casa, seu bichano não terá muita opção a não ser se adaptar!



Quanto mais tranqüila for a mudança de casa, melhor para todos. Especialmente para o gato. Por isso, procure seguir as dicas aqui descritas, principalmente se o seu gato for do tipo estressado

Vacinar com antecedência
Gatos são animais bastante territorialistas. Por isso, podem facilmente ficar estressados quando o proprietário os leva, definitivamente ou temporariamente, para morar em outra casa.

Não é conveniente submeter o gato ao estresse psicológico e imunológico da vacinação logo antes ou logo depois da mudança. Portanto, se for vaciná-lo, procure fazer isso pelo menos 10 dias antes ou somente depois de o gato estar bastante familiarizado e relaxado no novo ambiente. Não devemos, portanto, fazer com que a mudança e a vacinação ocorram ao mesmo tempo, para não aumentar as chances de o gato desenvolver doença logo depois de ter iniciado a viver no novo lar.

Aumentar o apetite
Se o gato ficar por alguns dias sem comer, pode desenvolver um problema fisiológico e até morrer por causa disso. Como o estresse diminui o apetite do gato, é interessante estimular a vontade de comer, por garantia.

Ao perceber que o gato não se alimenta após a mudança, há quem lhe sirva ração úmida como forma de motivá-lo com comida mais palatável. Mas esse não é o melhor momento para exigir que o sistema digestivo do gato se adapte quimicamente e microbiologicamente a um outro alimento, apesar de que essa solução é melhor do que ele ficar sem comer.

O truque é começar a controlar a quantidade de alimento oferecido vários dias antes da mudança. Dar um pouco menos fará o apetite do gato aumentar muito. E diminuirá bastante a chance de haver greve de fome logo após a mudança. Mas, atenção: a restrição deve ser feita com critério.

Último a sair
Quase toda mudança envolve uma grande movimentação de pessoas e bagunça, tanto na casa “antiga” quanto na nova. O gato ficará menos estressado se for deixado confinado em um quarto da casa antiga, já que se sentirá no território dele.

Liberação gradativa
Gatos só conseguem realmente relaxar quando conhecem e controlam o ambiente no qual estão. Quanto maior a casa nova, mais tempo levará para isso acontecer e ele se sentir seguro.

Ao instalá-lo no novo local, a dica é, portanto, confiná-lo em um quartinho com água, caixa de areia e locais agradáveis para dormir. Evite pôr comida e água próximas à caixa de areia, pois isso pode inibir o uso do banheiro.

Só libere a nova casa por inteiro ao gato quando você tiver certeza de que ele come, bebe, se alivia e dorme normalmente. Mantenha livre o acesso ao quartinho usado inicialmente pelo gato, até ele estar bem acostumado à nova casa.

Se ele voltar a ficar estressado quando o acesso ao resto da casa for liberado, confine-o novamente. E, no início, só permita a exploração de toda a casa por apenas algumas horas por dia.

Ajuda de cheiros e objetos conhecidos
Nos primeiros dias, esfregue-se nas paredes, nos objetos e no carpete do quartinho onde o gato ficará. O seu cheiro, conhecido por ele, funcionará como um calmante natural. Use objetos aos quais o gato está acostumado, como caminhas, arranhadores, etc., - a presença deles também ajuda a reduzir o estresse. Depois que o gato estiver bem, os objetos podem ser removidos, aos poucos.

Desarmonia entre gatos amigos
Às vezes, gatos amigos começam a brigar logo após a mudança. Assustados, podem se atacar e um ficar com medo do outro ou perderem a confiança mútua. O mais grave desses acidentes é gerar desequilíbrio numa situação que era harmoniosa entre os gatos.

Para evitar o problema, antes de os gatos serem soltos no quartinho, devem permanecer por algumas horas dentro de suas caixas de transporte ou gaiolas de exposição. Assim, quando saírem, já não estarão tão apavorados e diminuirá muito a chance de se defenderem atacando.

Mesmos funcionários
A fase da mudança não é a melhor para apresentar o gato a um novo time de funcionários. A tendência é as pessoas desconhecidas estressarem os gatos, enquanto que as pessoas conhecidas os acalmam. Além disso, funcionários que conhecem os gatos podem ajudar a observar se está tudo bem com os felinos nos primeiros dias, principalmente se o proprietário não puder estar presente.
avatar
Rosana Gaby
Admin

Mensagens : 103
Data de inscrição : 14/04/2011
Idade : 29

Ver perfil do usuário http://miaue.catsboard.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum