Miauê
Para ter acesso à todos os recursos do fórum inscreva-se, é rápido e grátis
Conectar-se

Esqueci minha senha

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Minha gata pode estar com problemas neurologicos? Me ajudem, por favor.
Sex Jan 10, 2014 6:44 pm por Priscilla Grillo

» doença grave de pele
Ter Abr 17, 2012 8:03 pm por PatGatitos

» doenca de gato
Sex Nov 18, 2011 12:10 pm por Rosana Gaby

» Usar produtos de limpeza exige cuidado quando se tem pets em casa
Ter Jun 14, 2011 11:20 am por Rosana Gaby

» Nada como o abraço da mamãe...
Seg Jun 06, 2011 9:29 am por Rosana Gaby

» Bobtail Japonês
Seg Jun 06, 2011 8:16 am por Rosana Gaby

» Siamês Tudo sobre a raça
Qua Jun 01, 2011 1:49 pm por Rosana Gaby

» GATOS NO FRIO
Seg Maio 30, 2011 12:01 pm por Rosana Gaby

» Quem é que manda...
Seg Maio 30, 2011 8:52 am por Rosana Gaby

Galeria


Estatísticas
Temos 41 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de angela martins

Os nossos membros postaram um total de 109 mensagens em 100 assuntos
Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário

Palavras chave


Sphynx, o gato sem pêlo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sphynx, o gato sem pêlo

Mensagem  Rosana Gaby em Seg Maio 02, 2011 9:05 am

Sphynx, também conhecido como Esfinge, é uma raça de gato originária do Canadá na década de 1960.
Famoso por não possuir pelos, essa raça é muito procurada por pessoas desinformadas que acham que pelos provocam alergia, quando na realidade o fator causador encontra-se nas descamações da pele dos animais. Portanto, deve-se deixar claro que esta raça não é hipoalérgenica. Devido a essa ausência de pelos, esse animal é vulnerável ao frio e ao calor, podendo sofrer queimaduras solares e hipotermia, sendo indicado para locais em que o acesso ao ambiente externo é limitado, como em apartamentos.



CARACTERÍSTICAS
O corpo é de tamanho médio, de ossatura fina, mas musculoso. A cabeça oval termina num nariz curto e exibe orelhas muito grandes e arredondadas na ponta. Os olhos em forma de limão variam de cor conforme o padrão da pelagem. As patas compridas e esguias têm um formato abaulado. A cauda comprida é afilada.
Tipo de Pêlo
O corpo com rugas e pelado - com uma penugem quase invisível - torna o Sphynx um dos gatos mais exóticos do mundo. Ele lembra uma criatura saída das obras de ficção científica. Foi até apelidado nos Estados Unidos de E.T., o famoso alienígena criado por Steven Spielberg. A banda de rock americana Aerosmith se aproveitou dessa imagem excêntrica. Reproduziu camisetas do grupo com uma foto do Sphynx, que está também num disco, o Nove Vidas.
A aparência exótica pela ausência de pêlos e o corpo bem característico são os aspectos físicos mais valorizados do Sphynx. Quanto menos pêlos, melhor. Os Sphynx de boa criação, em sua maioria, parecem desprovidos de pêlos. Os demais têm apenas alguns pêlos, principalmente nas extremidades - como orelhas, cauda, focinho e bolsa escrotal. Outro diferencial são as rugas. Na verdade, todo gato tem dobrinhas de pele no corpo. Só que não aparecem, pois estão encobertas pela pelagem. "No Sphynx além de visíveis, elas existem em maior quantidade e são cultivadas pelos criadores, tanto que o padrão pede o máximo possível, principalmente na cabeça", comenta Sherry Jordan, secretária da International Sphynx Breeders and Fanciers Association (ISBFA), no Arizona, EUA - o clube mais antigo da raça.
À ausência de pêlos e exposição das rugas acrescenta-se outro diferencial que, embora ocorra em todos os gatos, só é apreciado no Sphynx: "As cores parecem tatuadas, já que estão na pele e não nos pêlos", descreve o consultor de gatos de Cães & Cia, José Clóvis do Prado Jr. "Por isso, são menos intensas que a dos pêlos e algumas ganham tons rosados, como a branca e a creme."
Outra particularidade é a oleosidade. Nas outras raças, o óleo passa da pele para os pêlos. Como o Sphynx quase não tem pêlos, a oleosidade fica na pele. "Se a oleosidade não for retirada com banhos periódicos o Sphynx pode deixar manchas de óleo onde deita", comenta o criador Walt Richards, do Texas, EUA. Como os ouvidos não têm pêlos por dentro, ficam oleosos e devem ser limpos toda semana.

TEMPERAMENTO
Sem dúvida um dos mais excêntricos representantes felinos, o Sphynx é um gato muito especial. Brincalhão e ativo dá vida a qualquer casa. Tem um temperamento afetuoso e sociável. Se dá bem com outros gatos e cães. Gosta de ser o centro das atenções e exige um dono dedicado. O Sphynx é um gato inteligente e voluntarioso, sendo fácil de treiná-lo para obedecer a comandos do dono.

CURIOSIDADES
Apesar de ser uma raça recente, o Sphynx é já bastante popular no pequeno e grande ecrã.

No filme Austin Powers, o gato do Dr. Evil é um Sphynx. Esta raça também já fez uma aparição na série Friends, no espisódio "The One with the Ball".

Nos desenhos animados Kim Possible da Disney, a vilã Camille Leone surge sempre com um gato desta raça.

No videoclip I Miss You da banda Blink 182, um gato Sphynx aparece em algumas cenas, tendo direito a uma grande plano do focinho.

HIGIENE
O Sphynx parece ser um gato mais fácil de manter por não ter pêlo e não exigir escovagens regulares. Contudo, o Sphynx exige banhos frequentes. Como o gato não tem pêlos para absorver a oleosidade, produzida para proteger a pele, esta vai-se acumular rapidamente. Um banho por semana é suficiente para manter a pele limpa.

O Sphynx deve também ser limpo todos os dias com um pano próprio para o seu tipo de pele.

SAÚDE
A exposição do Sphynx à luz do sol deve ser limitada, uma vez que a pele não está protegida pelo pêlo e as queimaduras solares podem ocorrer.

O Sphynx é um gato de interior e não lhe deve ser permitido sair de casa. A falta de pêlo tornam difícil a regulação da temperatura pelo próprio corpo.

Estes gatos podem ter frio no inverno, conforme a amplitude térmica da zona onde vive. Regra geral, se o dono estiver confortável com a temperatura ambiente, então o Sphynx também está
avatar
Rosana Gaby
Admin

Mensagens : 103
Data de inscrição : 14/04/2011
Idade : 29

Ver perfil do usuário http://miaue.catsboard.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum