Conectar-se
Buscar
Últimos assuntos
Estatísticas
Temos 41 usuários registradosO último usuário registrado atende pelo nome de angela martins
Os nossos membros postaram um total de 109 mensagens em 100 assuntos
Palavras chave
Angorá....
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Angorá....


Origem:
O gato angorá é uma raça de gato doméstico. É uma das raças mais antigas e naturais, tendo surgido na região de Ancara, na Turquia, que antigamente se chamava Angorá.
Estes gatos são conhecidos na Europa desde o início do século XVII. Após o período Vitoriano, quase desapareceram. A raça de hoje trata-se de uma recriação artificial que trouxe grandes melhorias para a pelagem do animal, e também aumentou a variedade de cores. Nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, Mingau, o gato de estimação da personagem Magali, é um típico da linhagem angorá.
Pelagem e cores:
sua pelagem é longa e bem farta, especialmente na região do pescoço e cauda. Nos Estados Unidos, até pouco tempo, apenas os gatos brancos eram reconhecidos como angorá. Mas, devido ao aparecimento de colorações muito bonitas, como o cinza azulado e o rajado, hoje já se aceita praticamente todas as cores.
Corpo e cabeça:
é muito comum as pessoas confundirem o gato angorá com o persa. Porém, ele apresenta características muito diferentes. O corpo e a cauda são mais longos, e sua cabeça é menor, com orelhas retas. É um gato de porte médio; seus membros posteriores devem ser um pouco maiores que os anteriores, deixando a garupa mais elevada. Sua principal diferença em relação ao gato persa está no nariz mais longo e no fato de não apresentar o “stop” acentuado, que dá o aspecto de carinha amassada do persa. O angorá apresenta tufos de pêlos nas orelhas. Os gatos brancos devem apresentar o nariz e os coxins palmares e plantares com coloração rosa.
Olhos:
são grandes e amendoados, com coloração azul, âmbar ou ímpares (um azul e outro âmbar ou verde).
Cauda:
longa e bem cheia de pêlos.
Comportamento:
é muito apegado ao dono e aos animais da casa, quando existem. Gosta, principalmente, da companhia de outro gato da mesma raça. Adora dar seus passeios, embora não costume ir muito longe; é mais caseiro do que outras raças.
Dono ideal:
como todo gato com pelagem longa, o angorá exige escovação diária dos pêlos, além de banhos quinzenais, demandando, portanto, mais tempo de dedicação do que outras raças. Seus donos devem ser tolerantes, pois o angorá gosta de ficar dentro de casa e deitar em sofás e almofadas que costumam ficar cheios de pêlo (facilmente removidos). A escovação diária do angorá ajuda a retirar o pêlo morto e evita a sua queda pela casa, aliviando, assim, a alergia das pessoas que convivem com ele.
Ambiente:
necessita de pouco espaço para se exercitar, podendo ser criado em apartamentos. Gosta de locais macios para descansar.
Cuidados especiais:
a escovação diária dos angorás evita a formação de bolos de pêlo que tiram a beleza do animal e podem provocar doenças de pele. Estes bolos retêm umidade e sujeira que, em excesso, favorecem a infecção da pele por fungos e bactérias. Normalmente, os gatos da raça angorá são muito mais resistentes a doenças de pele do que outras raças de pêlo longo, como o persa, por exemplo. Sem a escovação diária, o gato, ao se lamber, ingere maior quantidade de pêlos, aumentando o risco de formação de bolos no estômago, o que pode causar sérios danos a sua saúde.
Adestramento:
são muito inteligentes e fáceis de serem adestrados. Quanto mais convivência tiver com o dono, mais facilidade terá em aprender.
Rosana Gaby- Admin
- Mensagens : 103
Data de inscrição : 14/04/2011
Idade : 29
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
» doença grave de pele
» doenca de gato
» Usar produtos de limpeza exige cuidado quando se tem pets em casa
» Nada como o abraço da mamãe...
» Bobtail Japonês
» Siamês Tudo sobre a raça
» GATOS NO FRIO
» Quem é que manda...